quinta-feira, 18 de abril de 2013

Exu - Linha Malei


EXU, sem essa entidade não se faz nada!



Exu como é cultuado na Umbanda, linhas de Kimbanda e outras denominações difere muito da que cultuamos na Kimbanda Malei.
Em geral um Exu popular e erroneamente denominado de catiço (a etimologia não foi encontrada) não se assemelha as imagens de gesso diabolicamente produzido em todo território nacional.
De certo que é um culto a parte e brasileiro, pois em todo território africano você nunca escutará falar de nomeclaturas só conhecida no Brasil.
A kimbanda cultuada no Brasil mais popular é a nagô, mista e de cemitério. De onde provém as maioria das imagens de gesso. 
Entretanto a linha MALEI sempre foi oculta e nunca divulgada até o aparecimento do site divulgado por mim (Muloji).
 Em Santa Maria foi a maior concentração de kimbandas maleis da história do Brasil e ainda hoje permanesce muitos remanescentes do culto e alguns em Porto Alegre e algumas cidades do interior.
Em quase um século veio um policial para Santa Maria de nome FREITAS, iniciado pelo Oswaldo (Pernambucano que foi iniciado na Paraíba). Este mesmo Freitas iniciou o famoso Dorcides de Oxum ao qual fez fama por matar muitas pessoas através de feitiços. Seu nome ainda é citado com muita frequência entre os mais antigos.
Dorcides preparou todo o assentamento de Exu de Carlos R.P. Chaves para seu filho Renato do Tiriri assentar. 
Os Exus dentro da kimbanda Malei tem as mesmas caracteísticas de todos os outros exus das outras linhas com um porém: Não bebem nada gelado e suas manifestações são reais sem mistificações e circos horrendos para impressionar os incautos.
O mesmo Exu assentado na Umbanda ou em outra linha não é o mesmo dentro da Malei. Ao qual quando alguém vem me citar que é da Malei, simplesmente ponho a prova diante da 'esfera' dos Exus e ali ele prova que realmente está além de incorporado bebendo do que é sagrado. Líquido que nenhum ser humano suportaria ingerir mesmo não fazendo mal ao organismo.
Apesar de a Kimbanda ser muito discriminada é aceitável o sincretismo goético, pois trata-se de uma cultura nacional.
O pacto seria algo natural se não fosse os rituais secretos, intensos e verdadeiros.Uma vez dentro nunca mais se sai e um dia se desistir nunca mais será o mesmo. Pois são as duas faces de uma mesma moeda atuando tanto para o bem quanto para o mal sem culpa.
Será que enriquece?
Cada pessoa tem seu carma pessoal e cabe aos espíritos darem seus méritos no momento própício. Entretanto os testes de fidelidade ao qual os espíritos os submetem são únicos e somente eles planejam suas formas de atribuir isso ao iniciado.
Nunca tenta enganar um EXU. Você nunca irá ganhar dele e sempre perderá.
Então enganar um EXU é enganar a si mesmo. Pois ele também é um reflexo de sua personalidade e sua influência cotidiana é inevitável.



1ª Linha - Linha Malei - Chefe - Exu Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados. Os componentes desta linhas são os componentes do Alto Comando do Povo de Exu, por este motivo é entendida como a linha que opera e comanda todas as decisões dentro do reino. Esta linha funciona com um alto conselho, uma alta cúpula que rege e administra o reino de Exu. 
Componentes da Linha Malei: 1 - Exu Rei das Sete Encruzilhadas 2 - Exu Marabô 3 - Exu Mangueira 4 - Exu Tranca Ruas das Almas 5 - Exu Tiriri 6 - Exu Veludo 7 - Exu dos Rios ou Campinas.
Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas (Dona Sete)

3 comentários:

  1. obrigado pela explicação recentimente fiquei sabendo que meu exu vem na linda me malei mesmo nao sabendo o nome agora,fico mais ciente do esta acontencendo

    ResponderExcluir
  2. Estava indo bem na explicação.. mas já falou asneira quando cita é aceitavel sincretismo goetico, nada haver.. A goetia está muito além disso... Vai me dizer que faz tbm acertamento de Daymones? Rsrsrsrs

    ResponderExcluir

LinkWithin