Defumação

Defumação

A defumação de descarrego serve para tirar energias negativas de vários tipos. Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana, ou seja, pensamentos e ambientes de vibração pesada, rancores, invejas, preocupações, etc. Tudo isso produz (ou atrai) certas formas-pensamento que se aderem à nossa aura e ao nosso corpo astral, bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos.


Além disso, os lares e os locais de trabalho podem ser alvos de espíritos atrasados, que penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos.
Para afastar definitivamente estas entidades do nosso convívio, teremos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estes seres.
A defumação serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam um ambiente, tornando-o pesado e de difícil convivência para as pessoas que nele habitam.
Pois bem, a defumação tem o poder de desagregar estas cargas, através dos elementos que a compõe, pois interpenetra os campos astral, mental e a aura, tornando-os novamente "libertos" de tal peso para produzirem seu funcionamento normal.
E por esse motivo, Deus entregou a Ossãe (Ossain) as ervas que seriam usadas para destruir tais fluídos e afastar estes espíritos.
• Comece varrendo o lar ou o local de trabalho, e acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. Depois, levando em uma das mãos um copo com água, comece a defumar o local da porta dos fundos para a porta da rua.


O Que é a Defumação ou Defumador?
O Que é a Defumação ou Defumador. Ao queimarmos as ervas, liberamos em alguns minutos de defumação todo o poder energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da Terra, da energia dos raios de sol, da lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das ervas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, produto da baixa qualidade de pensamentos e desejos, como raiva, vingança, inveja, orgulho, mágoa, etc.
Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível. Há vegetais cujas auras são agressivas, repulsivas, picantes ou corrosivas, que põem em fuga alguns desencarnados de vibração inferior. Os antigos Magos, graças ao seu conhecimento e experiência incomuns, sabiam combinar certas ervas de emanações tão poderosas, que traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos intrusos ou que tencionavam turbar-lhes o trabalho de magia.
Apesar das ervas servirem de barreiras fluídico-magnéticas pra os espíritos inferiores, seu poder é temporário, pois os irmãos do plano astral de baixa vibração são atraídos novamente por nossos pensamentos e atos turvos, que nos deixam na mesma faixa vibratória inferior (Lei de Afinidades). Portanto, vigilância quanto ao nível dos pensamentos e atos.
Existem dois tipos de defumação; a defumação de descarrego e defumação lustral (defumação para trazer o positivo).


ERVAS DO ORIXA IANSÃ - OYÁ
Ervas de Iansã – As folhas de Orixá e suas funções medicinais.
Orixá Iansã ou Oyá ” A Erva ou folha e suas finalidades medicinais:
Alface:
Utilizada em cultos de Egun, e em sacudimentos (ebó ou limpeza). Muitos indicam para o uso contra casos de insónia, usando as folhas ou o pendão floral. Além de chamar o sono, pacifica os nervos.


Altéia – Malvarisco:
Geralmente usada para banhos de purificação das pedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã Yemanjá. Muito prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Angico-da-folha-miúda – Cambuí:
Só possui aplicação na medicina caseira a casca ou os frutos em infusão no vinho do porto ou otin (cachaça), age como estimulador do apetite. Os frutos em infusão, também fornecem um licor saboroso, do mesmo modo combate a dispepsia.

Bambu:
É um poderoso defumador de descarrego para purificar um ambiente negativo. O banho também é excelente contra perseguidores. Na medicina popular é benéfico contra as doenças ou perturbações nervosas, nas disenterias, diarreias e males do estômago.

Cambuí amarelo:
Só é utilizado em banhos de descarrego contra coisas ruins. A medicina caseira indica como indica como adstringente, e usa o chá nas diarreias ou disenterias.

Catinga-de-mulata – Cordão-de-Frade – Cordão-de-São-Francisco:
Geralmente usado para banhos de limpeza ou descarrego dos filhos de Iansã ou Oyá. As povo a indica para combater a asma, histerismo e como pacificadora dos nervos.

Cordão-de-Frade verdadeiro:
Esta erva é usada e aplicada em banhos tonificantes da aura e limpezas em geral. As pessoas afirmam que hastes e folhas, em cozimento ou chá, combate a asma, melhora o funcionamento dos rins e beneficia no caso de reumatismo.

Cravo-da Índia – Cravo-de-Doce:
Muito utilizado em culto ao Orixá, entra em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô de purificação. Participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. O povo indica suas folhas e cascas em banhos de assento para debelar a fadiga das pernas. Ótimo nos banhos aromáticos.

Dormideira sensitiva:
A medicina caseira indica esta planta como emoliente, mais especificamente para bochechos e gargarejos, nas inflamações de boca. Indicada como hipnótico, pondo fim a insônia. É utilizado o cozimento de toda a planta.

Espirradeira – Flor-de-São-José:
Participa de todas as obrigações nos cultos afro-brasileiros (claro, dependo de cada culto). Esta é uma erva utilizada nas obrigações de (Ori) cabeça, nos abô (banhos de ervas) e nos abô de ori. Pertence aos orixás Xangô e Yansã, porém há, ainda, um outro tipo branco que pertence a Oxalá. Pessoas indicam o suco das folhas desta contra a sarna e pôr fim aos piolhos. Em uso externo.

Eucalipto-limão:
Bastante usado na aplicação de obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego, purificação ou limpeza dos filhos de orixá. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. Usado em banhos de assento, é também emoliente.

Flamboiant:
Não utilizada nas obrigações de Ori (cabeça), sendo usado somente em algumas casas de banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações. Sem uso na medicina popular.

Gengibre-zingiber:
São Utilizadas os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outras bebidas. As pessoas costumam dizer que é também ingrediente no amalá de Xangô. A medicina caseira a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá.

Gitó-carrapeta – bilreiro:
Geralmente utilizado no culto Orixa, em banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá a que se destina. O povo indica na cura de moléstia dos olhos. Não aconselhamos o uso interno.

Hortelã-da-horta – Hortelã-verde:
Bastemte usada na culinária sagrada. Entra nas obrigações de (Ori) cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. A medicina caseira o aponta como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites é muito útil no tratamento da asma.

Inhame:
Somente utilizada nas obrigações de Exú, o uso das folhas grandes para toalha nas obrigações de Exu. O inhame é tido como depurativo do sangue na medicina caseira.

Jenipapo:
As folhas de Jenipapo são utilizadas para (abô) banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica o cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente de hidropisia.

Lírio do Brejo:
Utilizam-se as folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos de limpeza ou descarrego. As pessoas emprega o chá das raízes, rizomas, como estomacal e expectorante.

Louro – Loureiro:
Erva que representa a vitória, por isso pertence a Iansã ou Oyá. Não é utilizada na aplicação e nas obrigações de (Ori) cabeça, mas é usada nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã.

Mãe-boa:
Somente utilizada para os banhos de limpeza. Muito usada pela pessoas contra o reumatismo, em chá ou banho.

Manjericão-roxo:
Utilizado nas obrigações de ori (cabeça) dos filhos pertencentes ao orixá do trovão. Colhido e seco, previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Não possui uso na medicina popular.

Maravilha bonina:
Utilizada nas obrigações de ori (cabeça) relativas a Oyá ebori, lavagem de contas e feitura de Orixa. Não entra nos abô a serem tomados por via oral. O povo a indica para eliminar leucorreia (corrimentos), hidropisia, males do fígado, afecções hepáticas e cólicas abdominais.


ERVAS DO ORIXA OXALA
Um ditado yoruba diz que:
Ko si ewe Ko si orixa,
Tradução: sem folha não há Orixá
Ervas Orixa Oxolufan ou Ewe, folhas, plantas utilizadas dentro do culto Yoruba,os Olossain, culto a Ifá, etc...
Folhas de Oxalá ou Osala – Ervas de Oxalufan- Oxalufan Orixa.
Malva do campo – ewe ifin
Tapete de oxala – ewe baba
Bate cheiroso – ewe boyi
Folha da costa – ewe odundun
Algodão – ewe ówu
Inhame – ewe isu
Cantiga da Folha Odundun:
Odundun baba terun ré,
Baba terun ré imalé terun ré,
Odundun baba terun ré,
Ewe Odundun baba terun ré,


ERVAS DO ORIXA IEMANJÁ
Um ditado yoruba diz que:
Ko si ewe Ko si orixa,
Tradução: sem folha não há Orixá
Guapé – ewe eja omodé
Capeba – ewe iyá
Água de elevante – ewe totô
Maricotinha – Ewe étitare
Cantiga da Folha Ewe Odundun:
Odundun baba terun ré,
Baba terun ré imalé terun ré,
Odundun baba terun ré,
Ewe Odundun baba terun ré,


ERVAS DO ORIXA OXUM
Erva-de-Santa Luzia – Ojuoró
Nenúfar – Ewe Oxibatá
Papo de Peru – Ewe Jokejé, Jokonijé
Mal me quer – Ewe banjoko
Janbu – Ewe eurepepe
Manjericão – Ewe efinrin
Cantiga da Folha Ewe Oxibatá:
Tawa ni ole xeke in awo,
Tawa ni ole xeke in a,
Oxibata un le nike omi,
Ojuoro ojuoro ke odo,
Oxibata la n oro lewa,
Le lu ale nu kre lewa


ERVAS DO ORIXA XANGÔ
Umbaúba – Ewe agbaô
Aroeira – Ewe ajobi jinjin
Jaqueira – Ewe Aparaoká
Sabugueiro – Ewe atoriná
Folha de fogo – Ewe Inôn
Cascaveleira – Ewe ixin
Cantiga da Folha Ewe Iroko:
E iiroko i koro ô,
O igi eiyê ti t’emi,
O igi eiyê ti gbojo,
A iroko akin degun
A kin degun, akin degun
A iroko akin degun
Tradução:
Iroko não semeado
Arvore de meu pássaro
Arvore de meu passáro não recebeu chuva
A! Iroko poderoso refúgio
Podereso refúgio, poderoso refúgio


ERVAS DO ORIXA XAPANÃ
Patinho roxo – Ewe kankanesin
Baba-de-boi – Ewe Tó
Sete sangrias – Ewe amun
Jinipao – Ewe bujê
Rabujo – Ewe apejebi


ERVAS DO ORIXA OSANHA
Pitangueira – Ewe Ita
Erva-Vintém – Ewe okowó
Jureba roxa – Ewe igun
Nos-de-cola – Ewe Obí
Espada de São Jorge – Ewe ida Orixa
Bredo – Ewe teté
Cantiga da Folha Ewe Lara: (clique em leia mais)
IPésan ewe lara,
Tani awa axé ke su,
IPésan ewe lara,
Tani awa axé ke su,


ERVAS DO ORIXA OGUM
Espada de São Jorge – Ewe ida Orixa
Bredo – Ewe teté
Caruru-de-porco - Ewe teté
Capixaba - Ewe Bonokô
Goiabeira - Ewe guabá
Cajazeira - Ewe Okiká
Peregun nativo - Peregun
Cantiga da Folha ou erva do Peregun:
Peregun ala ewe ti tun ô,
Peregun ala ewe ti tun ô,
bobo peregun ala ewe lesé
Peregun ala ewe ti tun ô,


ERVAS DO ORIXA BARÁ
Pimenta malague – Ewe ata
Urtiga Branca – Ewe ésisi
Malague preta - Ewe éérúnjé
Corredeira – Ewe Falakalá
Pimenta-da- Guiné – Ewe Olorin



DEFUMAÇÃO PARA DESCARRGAR CASA OU COMÉRCIO:Comprar mirra, incenso, bejoim, aniz estrelado, breu, alecrim e alfazema; misturar tudo e por num defumador com brasa, defumar dos fundos para frente; despacha nos verdes e bota um copo de água em cima.


DEFUMAÇÃO PARA ABRIR CAMINHOS:Misturar num recipiente três colheres de açúcar, três colheres de pó de café, três colheres de canela moída e sete folhas de louro seco; defumar a casa da frente para os fundos fazendo pedidos, é bom fazer a defumação para descarregar a noite e no outro dia pela manhã ao nascer do sol fazer esta para chamar dinheiro, freguesia e tudo que é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin