Umbanda

O QUE É UMBANDA ?

Sei que cada um possui seus próprios conceitos sobre o significado da umbanda, mas pretendo apenas expor  alguns deles para enriquecerem nossos conhecimentos.

Segundo a enciclopédia Wikipédia : Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo, as religiões afro-brasileiras e a religiosidade indígena. A palavra umbanda deriva de m'banda, que em quimbundo significa "sacerdote" ou "curandeiro". Os conceitos aqui relatados podem diferir em alguns tópicos por se tratar de uma visão generalista e enciclopédica. Por se tratar de um conjunto religioso com várias ramificações, as informações aqui expostas buscam informar aos leitores da forma mais abrangente possível e sem discriminação ou preconceitos, pois todas as "umbandas" têm suas razões de existir e de serem cultuadas.


Na obra ´´Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada" do mestre Rubens Saraceni a Umbanda é fundamentada pelos espíritos incorporantes que conquistam a mente e o coração das pessoas, por meio do auxílio espiritual.
Por vontade dos seus mentores, a Umbanda incorporou os nomes iorubas das divindades, sua teogonia (conjunto de divindades de um povo), sua teofania (aparição ou revelação da divindade), sua cosmogonia (teoria da fundação do mundo) e sua androgenesia (ciência que estuda o desenvolvimento físico e moral da espécie humana), unificando todo o universo religioso umbandista.
Temos na Umbanda conhecimentos herdados das muitas nações africanas, os quais podemos verificar até nos nomes das linhas de trabalhos dos pretos-velhos: Congo, Angola, Guiné, Keto, Cambinda, Conga, Mina...
Temos também o conhecimento religioso dos índios.
Erês - na maioria são seres encantados, manipuladores naturais de energias elementares. Têm o poder de mexer com a psique dos médiuns e descontraí-los, aliviando seus subconscientes dos problemas do dia-a-dia.
Exu - abre caminho para que este universo magístico se manifeste com segurança.
Diversidade de nomes - um Orixá sendo cultuado por diversos nomes.
Mais tudo tem sua origem no mistério Trono de Deus!

Sete Tronos de Deus (Mistérios de Deus):

· Trono da Fé;
· Trono do Amor;
· Trono do Conhecimento;
· Trono da Justiça;
· Trono da Lei;
· Trono da Evolução;
· Trono da Geração.

A cada renovação religiosa e surgimento de uma nova religião, os sete tronos Divinos renovam os nomes dos membros de suas hierarquias, porque aquelas que alcançaram um grau e um poder multidimensional tanto podem ascender para graus celestiais (extraplanetários) quanto podem optar pela humanização do seu mistério individual e fundar uma nova religião na dimensão humana, como podem optar por espiritualizar-se e trazer consigo sua hierarquia pessoal, cujos membros encarnarão e acelerarão a evolução humana.
Humanizar-se é dar feições humanas às suas qualidades Divinas.
Espiritualizar-se é nascer para a carne e ascender em espírito aos níveis excelsos da faixa vibratória celestial, na qual atuará com Luminar da Humanidade. (Continua...)

Texto extraído do livro "Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada" de Rubens Saraceni.


Umbanda e uma religião espirita, porque estar fundamentada na manifestação dos espíritos para a caridade. (Caboclo das Sete Encruzilhadas)


Para outros A Umbanda é uma religião, pois tem um conjunto de crenças e doutrina para se e xplicar as manifestações divinas, a justiça divina, o espírito e sua imortalidade, o ser humano. Enfim é um conjunto de fundamentos e crenças que religam o homem ao sagrado, a Deus. A Umbanda acredita na força da natureza, na força de seus elementos e na sua energia. 

É uma religião brasileira, já que nasceu (ou como querem alguns, renasceu) no Brasil, e tem sob seus fundamentos a essência da história e da cultura brasileira. Foi a manifestação do Caboclo da Sete Encruzilhadas em seu médium Zélio de Moraes em Niterói que marcou oficialmente o início da Umbanda.

Já a Definição Clássica do que é Umbanda, foi aprovada na II CONVENÇÃO NACIONAL DA UMBANDA, realizada pelo CONSELHO NACIONAL DELIBERATIVO DA UMBANDA E DOS CULTOS AFROS - CONDU/RJ, em 25/28 de agosto de 1.978, que é a seguinte: “UMBANDA é uma manifestação Divina, Culto de caráter Místico Religioso, projetado no Plano Astral do Brasil, com fundamento na Caridade. Uma vibração de Amor, trazidas pelas Entidades Espirituais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin